Dia 15 de outubro, Feliz dia dos Professores?
No dia dedicado aos professores (15 de outubro) é comum escutarmos “parabéns”, “feliz dia dos professores”, mas, embora, nós professores, gostemos de escutar isso, parece que tudo isso soa falso numa sociedade que desvaloriza tanto o trabalho dessa classe.
Não, eu não estou me referindo apenas ao governo, que sobrecarrega de trabalho e responsabilidades esses profissionais, não lhes disponibiliza recursos pra trabalhar bem e os paga um salário que é uma verdadeira humilhação.
Também falo dos alunos, daqueles que não têm mais nenhum respeito pela figura do professor, e que não bastando o que fazem em sala de aula, o expõe ao ridículo na internet, ameaçam e agridem, moral e fisicamente, nas ruas.
Falo dos pais, daqueles que acham que é responsabilidade única do professor educar seus filhos e ainda passam a mão em suas cabeças quando faltam com o respeito.
Falo também dos próprios professores, daqueles que estão sempre empurrando seu trabalho com a barriga, fingindo que estão trab reclamam de tudo a sua volta.
Nós temos muitos motivos pra reclamar, não resta dúvida, eu mesma já apontei alguns desses motivos, mas isso não deve nos impedir de tentar fazer o melhor que for possível, com os poucos recursos de que dispomos e dentre os limites e barreiras que encontramos em nosso caminho (que são muitíssimas e duríssimas).
É preciso, antes de mais nada, ser professor por escolha sincera e verdadeira, por carinho ao que se faz, embora não existam (eu sei) muitos bons motivos para escolher essa profissão.
Sem carinho pelo trabalho não dá pra acreditar nele e sem essa fé não há bom trabalho.
Alguns me acham uma idealista, utópica, não me importo, pois sei que sem esse idealismo que soa inocente e igênuo, tudo só tende a piorar e eu me recuso a desacreditar e me entregar.
Defendo a utopia, mas não a de Thomas Morus, e sim a de Paulo Freire, que consiste em acreditar que algo pode ser difícil de ser conseguido, mas não impossível se os esforços não forem poupados e se houver crença no resultado desses esforços.
Que, mais breve possivel, o "Feliz dia dos Professores", seja realmente sincero e verdadeiro.
Paulinha Costa
#1 by Anônimo - 24 de outubro de 2008 às 00:47
Faço das suas as minhas palavras, Paulinha.Que venha o "Feliz Dia dos Professores" de forma sincera, verdadeira...
Quem está no meio do fogo cruzado é quem sabe das coisas.Estou na chuva(por escolha própria) e não tenho medo de me molhar!
P.S:Colocaste uma foto aí de um aluno que a cara de um aluno meu, um verdadeiro caso de internação kkkkkkkkkkkkk...fico louca da vida com ele!!!
Bjo.
#2 by Rodrigo Gattuso - 25 de outubro de 2008 às 11:35
É inacreditável que num país do tamanho do Brasil, com as condições que temos de crescer e ser um país melhor, profissionais como professores, médicos, policiais e outros, sejam tratados com tamanho descaso como são...
Porque um vereador que nem segundo grau tem, ganha milhares de reais, enquanto um professor, que tá ali pra ensinar e formar, os nossos próximos governantes ganha salário mínimo?
É por isso que esse país sempre será o País do Futuro!
Só que esse futuro nunca chega, já tem uns 50 anos que os brasileiros esperam por isso...
Postar um comentário