São João... Saudades...


Saudações pernambucanas de volta!
Vou seguir a sugestão de Nelsinho e falar de coisas mais amenas por aqui.
Como estamos em meados do ano e pra não perder o hábito de falar de minha terrinha vamo acender a fogueira,dançar ao som de Gonzagão( que nunca sai de moda por aqui) e se empaturrar de comida de milho até ficar com gastrite das brabas!KKKKKKKKKKKK!
Eu sei,eu sei...Junho já está no fim e já é tarde pra fazer tudo isso.
Tá doido!Só se for no sul e sudeste porque aqui o São João ainda dura umas duas semanas!
É que no nordeste o povo gosta tanto de festa junina que faz até São João fora de época.Em um pequeno município de Pernambuco tem uma festa em julho que se chama "João Pedro", que é pra reviver as festas de São João e São Pedro.Tudo isso porque festa junina é bom demais!
E eu não me refiro apenas à grandiosidade da festa de Caruaru não.Eu falo das festas de cidades pequenas,como Sairé,cidade dos meus parentes e que eu gosto de visitar nessa época do ano pra dançar forró,rever os parentes e os amigos.
Esse reencontro é sempre maravilhoso porque nos lembramos das coisas que vivemos e nas nossas lembranças o que mais forte está são: "as festas juninas passadas"!
É tempo de falar daquela cachaça que fulano tomou que nem lembrou do próprio nome,daquele gatinho que siclana beijou,daquele fora que beltrano levou...,enfim, de tudo que nós fizemos e que se tornou memorável porque foi com nossos amigos de sempre e porque foi no "São João".
Como em cidade do interior não tem muitas baladas como nas cidades grandes,as festas juninas e algumas festas locais marcam bastante a vida das pessoas de lá.E é por isso que é muito bom.Porque não é todo dia que tem algo assim,onde todos se reencontram e podem se divertir juntos como se fosse uma grande família.
Eu amo festa na minha terrinha,que não é onde nasci,mas é onde vivi muito tempo de minha vida,onde conheci grandes amigos e onde há muitos parentes.Ir pra lá é como se minha casa se enchesse de gente que eu conheço e amo,e sei que é assim pra muitos que vão para lá nessa época do ano e na Festa da Laranja, que é uma festa típica de lá,da qual eu certamente vou falar aqui em outro momento.
Bem,minha intenção era mostrar como as festas juninas são legais e valiosas na vida de nós nordestinos e,principalmente,dos interioranos.E,como sempre,eu quis que todos ficassem com vontade de visitar minha terra querida pra aproveitar o que temos de melhor:o carinho e a receptividade!
Venham e .... VIVA SÃO JOÃO!!!!!!!!

  1. gravatar

    # by Nelson Junior - 7 de julho de 2009 às 10:47

    Deve ser bem divertido curtir uma festa junina aí no nordeste Paulinha. Eu sou viviado em bolo de aimpim (macaxerira aí, não?)com coco e a primeira coisa que faço quando estou em uma festa é caçar esse bolo.

    São raras as festas que seguem mesmo esse padrão nordestino aqui no "sul", sabe? è muito hamburger, cachorro-quente, churrasquinho... aqui mesmo onde moro tem uma que tem até parque de diversão.

    Sugiro que você poste fotos das festas que tem por aí, para enriquecer ainda mais os seus excelentes posts.

    Bjão!