Propaganda é a Alma do Negócio

Salve galera...

Há muito tempo atrás, quanto eu ainda jogava bolinha de gude e corrida de chapinha (não é chapinha de cabelo não, chapinha de refrigerante), lembro de assistir na televisão aos comerciais da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Achava aquela parada tão séria, tão maneira, que nunca sonhei em ser bombeiro, policial ou algum outro tipo de herói da vida real, como as crianças da minha época sonhavam, na verdade eu queria ser Publicitário, e nem me importava com o que seria isso, nem tinha idéia.

Via as propagandas das ESPM e falava: "Quando eu crescer, vou fazer propaganda e marketing!"

O tempo passou, não fiz propaganda e marketing, ainda, escolhi engenharia por achar que compensaria mais financeiramente, porém vejo que se eu tivésse feito, possivelmente seria um profissional melhor do que os que fazem esses comerciais de TV que vemos hoje.

Não sei se só eu vejo isso, ou se o que falo é certo, mas na minha opinião, as empresas estão investindo cada vez menos em comerciais de TV, e com isso fazendo trabalhos horríveis, coisas que não precisavam ser feitas, propagandas que não "apetecem" os consumidores, pelo menos não a mim.

Poucos comerciais hoje em dia são criativos, inclusive um que passa agora sobre o prêmio para os profissionais de marketing. A parada é tão ridícula, que se eu fosse um dos candidatos à esse prêmio, me recusaria a aparecer no evento.

A idéia do comercial é a seguinte: uma cidade onde as pessoas são cérebros, mas apenas um dos cérebros tem "namorada" que é a idéia, e é representada por uma lâmpada vestindo saias. Até aí, tudo bem, é uma idéia tosca demais, mas passa. Só que ao colocarem o lance pra funcionar, ficou tão escroto, mas tão escroto, que me faz pensar nas seguintes possibilidades: ou o "mundo" da publicidade tá perdido, ou esse trabalho só foi aprovado devido a grana que deve ter sido investida. Tomara que seja a segunda opção.

Outra coisa absurda, são os comerciais de grandes multinacionais, como a Colgate e a Loreal, que devem fazer parte do mesmo grupo, não sei, Unilever talvez.
Comerciais toscos e ainda por cima, não são feito para o Brasil. São comerciais gringos dublados, mau e porcamente diga-se de passagem. Acredito que eles não achem que precisam colocar alma nos seus produtos, pois já tem o mercado consolidado. Até concordo que tenham, mas e as outras pessoas que precisam ser conquistadas? Porque não, fazer uma parada para o mercado interno mesmo, nacional, ao invés de dublar propagandas ridículas gringas?

A Coca-Cola, que não tem a menor necessidade de fazer, faz. Sempre aparece com alguma promoção para o mercado brasileiro, sempre colocam personagens nossos, como o Biro Biro por exemplo. Porque todos não tomam a mesma atitude?

Talvez eu esteja falando bobagens, mas te garanto que minha opinião não vai ser comprada com o estilo Fucker e Sucker de dublagem.